Notícias

1 18/08/2018 11:00

Cristina Pita

Até o próximo dia 31 de agosto, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a pólio e o sarampo. Em Santo Antônio de Jesus, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Os clubes Rotary e Rotaract do município, estão mobilizados no sentido de sensibilizar os pais sobre a importância da vacinação. No município, mais de cinco mil crianças aidna não foram vacinadas, segundo informou o Rotary Club. O Dia D da vacinação acontece neste sábado (18/8).

O Rotary, que atua mundialmente na prevenção, conscientização e na arrecadação de recursos para pesquisas e fabricação de vacinas, através do projeto End Polio Now, trabalha novamente como parceira do município para que a meta de vacinação seja atingida. A campanha é uma oportunidade extra para vacinar as crianças cujos pais e responsáveis não podem ir às unidades de saúde durante a semana.

Segundo informou Joel da Contabilidade, durante entrevista a Lélis Fernandes, no Andaiá Urgente, na Rádio Andaiá FM, o Rotary lançou a campanha em 1985 para chegar em 1995 à erradicação da paralisia infantil. "O Rotary é a única instituição do mundo que conseguiu uma trégua do Al Qaeda para poder vacinar as crianças na África. Hoje quem não vacinar é preso. O Rotary Internacional está preocupado porque é uma problema da humanidade. Já foi investido bilhões nessa campanha. Para se ter uma ideia, o maior investidor é o Bill Gates, que é rotariano. Já investiu 550 milhões de dólares na campanha", informou. Joel diosse ainda que os atletas do fiutebio f feminino do Benfica vão s eangajar na ca mpanjha. "Levem seus filhos para vacinar. Criar uma criança e de uma hora para outra ela pegar uma paralisia infantil? Além disso, a criança vai crescendo e culpará os pais pela negligência. O Rotary está fazendo isso. Tiramos um tempo para servir a comunidade", ressaltou.

Wadson Junior, presidente do Rotaract, disse que a entidade está convocando as associações de moradores para compartiharem as informações sobre a campanha nos bairros. "Estamos enganjados nessa campanha. Visitamos as associações e orientamos os pais a levarem seus filhos para vacinar. Conseguimos essa parceria na convocação das famílias.Durante a semana outras ações, principalmente de divulgação na comunidade acontecem", ressaltou. O Rotary e o Rotaract estão apoiando a Secretaria Municipal de Saúde para que o município atinja a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. "Nossa expectativa é atingir a meta, que é vacinar mais de 90%", espera.

Neto, vice-presidente da Associação dos Moradores do Tabocal, Bonfim e Bom Jardim, associado ao Rotary, e Dinha, do futebol feminino da localidade, também reforçam a campanha da entidade. "O Rotary  doou vacinas e a gente se comove e quer ajudar também em nossa comunidade. Estamos empenhados com a Associação Tabocal, Bonfim e Bom Jardim", garantiu.

O Rotary alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país.  Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até 5 anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral. No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose na vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.