Notícias

1 13/08/2018 10:21

Cristina Pita

Pelo menos 80 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação alimentar depois de participarem de uma festa no entroncamento de Valença. O caso ocorreu no domingo (12/8). Quarenta e oito pessoas foram atendidas no Hospital Vanulfo José de Almeida, do município de Laje, com vômito, diarreia, febre e sudorese. Segundo a secretária de Saúde do município, Kátia Andrade, em entrevista ao repórter Valmir Brito, elas participaram de um churrasco e lotaram o setor de Emergência do Hospital de Laje, que não suportou a demanda. "Ontem (domingo) por problemas gastrointestinais, uma quantidade grande de pessoas deram entrada no Hospital de Laje, que prestou a assistência necessária aos pacientes.  Alguns foram  transferidos para os hospitais de Mutuipe e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ)  para um suporte integralizado devido ao caráter epidemiologico repentino da patologia e pela súbita necessidade de leitos devido ao volume de pacientes acometidos. Foi feito contato com a Dires Regional de Amargosa, que forneceu todos os encaminhamentos para a solução do problema", garantiu.

De acordo com a secretária, todos os pacientes tiveram o mesmo quadro de saúde. Diarréia, vômito, febre, tontura e sudorese. Apesar do Hospital de Laje não ter estrutura para absorver a demanda, Kátia Andrade assegurou que a unidade prestou o suporte para atender a demanda. "Mesmo com o nivel de complexidade do nosso hospital, os casos foram administrados da melhor maneira possivel.O suporte laboratorial foi suficente para atender a demanda. Recebemos em torno de 48 pacientes atendidos no hospital, sendo  28 internados", disse.

Dos 28 internados em Laje, 21 são de Valença, quatro de Laje, dois de Jaguaripe e um de Santo Antônio de Jesus. "O atendimento e cuidado foram oferecdos a todos. As noticias equivocadas que circularas redes sociais, não nos preocuparam. O importante é a dignidade de nosso trabalho. O) suporte basico está sendo oferecido, profissionais estão constantes e o prefeito ressaltou a prioridade de tratar o caso para que os pacientes recebam alta e voltem para suas casas", afirmou. 

Exames 

As amostras de fezes e vômitos foram coletadas dos pacientes e enviadas para o Laboratório Central da Bahia -  Lacen, para análise e confirmação diagnóstica. "Estamos agora no aguardo do resultado dos exames", disse a secretária de Saúde de Laje, acrescentando que o apoio da comunidade e dos profissionais da saúde foi importante nesse processo. Se solidarizaram com a situação, pois contamos, além dos profissionais de plantão do dia, com a colaboração da asisstência farmacêutica, do laboratório, da Vigilância Epidemiológica e demais funcionários do Hospital que deram apoio", pontuou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9968-9004 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.