Notícias

1 26/07/2018 23:20

A falta de exercícios físicos é considerada por especialistas como bastante prejudicial à saúde e contribui para o sedentarismo, que atinge quase metade dos brasileiros e já é considerada como a doença do século. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é responsável pelo quarto maior fator de risco de mortalidade.

Um alerta feito pelo Pai da Medicina, Hipócrates (460 a.C - 370 a.C) ainda se mostra muito atual: “A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico o salva e o preserva”.

Hoje o sedentarismo não é somente um distúrbio de quem não pratica exercícios, mas da falta de qualquer atividade física. "Já se sabe que a qualidade do envelhecimento é diretamente proporcional à constância de atividade física durante a vida", afirma o cardiologista Augusto Scalabrini, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Uma pesquisa realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2017 revela que cerca de 40% dos brasileiros passam a ser sedentários na adolescência e os números também cresce com a idade. 

O que poucas pessoas sabem é que a doença está diretamente associada a uma série de outros problemas de saúde, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, problemas nas articulações, entre outros.

Doenças

A ausência de uma disciplina de atividades físicas como causa de morte só perde para as doenças relacionadas ao aumento da pressão arterial, ao fumo e à glicemia elevada. 

Estudos apontam que o sedentarismo é responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos: na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas e desenvolvimento da hérnia de disco e doadores nas costa

O sedentarismo é também o maior inimigo da coluna. Segundo o ortopedista e diretor do Instituto de Ensino de Pesquisa CK, João Paulo Bergamaschi, com a falta de exercícios, as estruturas da coluna podem ser atingidas por várias doenças, inclusive hérnia de disco, gerando um quadro de dor permanente nas costas.

“Por isso, é muito importante para a saúde da coluna que os discos intervertebrais sejam fortalecidos e lubrificados, e esse é um dos grandes benefícios da prática de exercícios. Os discos estão entre os ossos da coluna (vértebras) e funcionam como uma espécie de amortecedor”, completa o médico.

Recomendação

A Organização Mundial da Saúde indica que as pessoas pratiquem ao menos 150 minutos de atividades físicas semanais, mas essas atividades não precisam ser um tormento. 

O cardiologista Augusto Scalabrini ressalta que qualquer exercício é sempre bem vindo. "Caminhar, por exemplo, é uma atividade de baixo impacto que promove um condicionamento cardiovascular muito benéfico", destaca. 

Além dos esportes tradicionais, também há opções alternativas, como lutas e esportes radicais. É importante lembrar que médicos e educadores físicos podem auxiliar cada pessoa de acordo com suas necessidades, sendo importantíssima uma combinação de exercícios adequada. (RL)

Tribuna da Bahia







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.