Notícias

1 24/05/2018 19:10

A crise de abastecimento do Brasil provocada pela greve dos caminhoneiros está afetando serviços básicos. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia  (Coelba) informou nesta quinta-feira (24) que os atendimentos emergenciais podem ter o tempo de espera comprometido devido à greve dos caminhoneiros

"Em função da escassez de combustível para abastecimento da frota, a empresa está priorizando as atividades de urgência e regulatórias. No interior baiano, os bloqueios em rodovias estão impedindo o deslocamento de equipes de prontidão e, consequentemente, o acesso aos locais de ocorrências. Representantes da concessionária tentam negociar com os manifestantes a liberação para que as turmas de plantão possam atuar com a maior brevidade no restabelecimento de eventuais casos de interrupção de energia", informou a Coelba, em nota. 

A Coelba é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Na Região Metropolitana de Salvador, segundo estimativa do presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado (Sindicombustíveis), Walter Tannus, pelo menos 20% dos 250 postos já estão com problema de abastecimento. No interior do estado a situação é ainda pior: pelo menos 50% dos postos cerca de 2 mil postos do interior estão sem gasolina e álcool.

Mobilização nacional

A paralisação dos caminhoneiros contra a alta do diesel continua em pelo menos 20 estados do País. Os protestos seguem apesar da decisão da Petrobras de reduzir o preço do diesel em 10% por 15 dias, da aprovação de projeto na Câmara que prevê alíquota zero de PIS-Cofins sobre o diesel até o fim do ano e o pedido do próprio presidente Michel Temer de uma trégua até sexta-feira (25) para encontrar uma solução.

Nesta quinta-feira, o Planalto volta a se reunir com representantes dos movimentos dos caminhoneiros. O encontro está marcado para as 14h na Casa Civil. Em São Paulo (SP), a prefeitura estimou que 40% da frota, que conta com cerca de 14 mil veículos, não terá combustível para circular nesta quinta-feira. No Rio de Janeiro (RJ), a frota foi reduzida em 20%, enquanto o BRT está operando com 50% dos veículos nesta quinta. Em todo o estado do Rio de Janeiro, cerca de 40% das frotas municipais e intermunicipais não circularam desde quarta-feira (23). 

Correio







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.