Notícias

1 23/04/2018 00:07

Mais de 470 pulseiras de identificação foram colocadas ontem, dia 21, em crianças localizadas no circuito da Micareta de Feira de Santana por servidores do Ministério Público estadual. O trabalho foi realizado pelos servidores Carluse Santos, Fátima Lima, Jorge Alberto, Luciana Sá, Waneska Borges e Wilton Santana. A ação foi realizada durante uma ronda feita no circuito com duração de seis horas, sob a liderança do promotor de Justiça Tiago Quadros, coordenador da atuação do MP na Micareta.

Junto com a equipe de servidores, o promotor checou o funcionamento de cinco portais de segurança, os dois principais, no início e final do trajeto, e três localizados em acessos laterais. Também foram visitados os postos das Polícias Militar e Civil, a unidade fixa de saúde e o ônibus da Guarda Municipal onde funciona o setor de achados e perdidos. Não foram constatados problemas ou irregularidades.

O trabalho de identificação de crianças ajuda a diminuir eventuais situações de vulnerabilidade. Segundo dados do Conselho Tutelar, apresentados na manhã de hoje, dia 22, na reunião no comando da Polícia Militar, foram identificadas no circuito, entre às 7h do sábado e às 7h do domingo, 14 crianças sem o devido documento de identificação por parte dos responsáveis, 24 negligenciadas (sem a devida atenção e cuidado) e quatro crianças perdidas. Já conforme dados da PM, o maior o número de pessoas abordadas nos portais foi registrada na noite de ontem, num total superior a 90 mil, contra aproximadamente 26 mil na terceira noite, 46 mil na segunda e cerca de nove mil na primeira. 
Redução da violência

Segundo os dados apresentados durante a reunião, houve significativa redução dos índices de violência no circuito da festa. Em relação aos três primeiros dias festivos do ano passado, as estatísticas acumuladas da Polícia Civil apontam para diminuição de 65% do número de pessoas conduzidas (170 contra 59), com redução de 36,4% daquelas conduzidas por tráfico de drogas (77 contra 49); de 84,8% (33 contra 5) da quantidade de registros de brigas e de 60,6% de crimes contra o patrimônio. Foram 386 registros ano passado contra 152 este ano, sendo 33 furtos de aparelhos celulares. Não houve registros de homicídios. Quatro armas cortantes foram apreendidas durante as revistas.

“Os números da polícia, cruzados com os dos profissionais de saúde, revelam que estamos tendo uma Micareta de paz. Circulei ontem por todo o circuito, e a sensação é essa, de maior segurança e paz, diferente do que vi no ano passado. O trabalho preventivo surtiu efeito. O MP tem priorizado o combate ao trabalho infantil, à exploração sexual infanto-juvenil, a promoção da saúde e da moralidade administrativa, fiscalizando trios elétricos, estruturas de camarotes, como também contratos de bandas e outras atrações artísticas”, afirmou Tiago Quadros. O promotor destacou que a logística desenvolvida pelas instituições na festa, com a expertise adquirida, pode ser, inclusive, aproveitada na realização de outros grandes eventos na cidade, a exemplo dos esportivos. Ele destacou o trabalho conjunto realizado por todos os órgãos envolvidos e parabenizou as instituições pelos resultados positivos obtidos. ​ 

Bom dia Feira







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.