Notícias

1 16/03/2018 23:10

Das 24 horas que temos por dia, pelo menos oito deveriam ser destinadas ao sono. É dormindo que o corpo faz uma “limpa” no organismo e acumula energia o suficiente para o dia seguinte. Hoje, Dia Mundial do Sono, especialistas reforçam a importância de um bom descanso.

— É o período em que o nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (como o do crescimento, a insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura — lista Renato Calil, pneumologista e especialista em medicina do sono do hospital Caxias D’Or.
 
Não dormir o mínimo necessário por noite traz inúmeros prejuízos para o corpo e a mente, como explica Andrea Bacelar, médica neurologista, presidente da Associação Brasileira do Sono:
 
— As pessoas estão dando pouca importância para o assunto e estão dormindo menos do que o necessário. É preciso respeitar o tempo de descanso do organismo. Caso contrário, isso gerará consequências imediatas, como irritabilidade, falta de concentração, alteração dos reflexos, e, em médio prazo, ganho de peso, hipertensão, diabetes e envelhecimento precoce.
 
Uma das maneiras de regularizar o sono e garantir o mínimo necessário para a manutenção da saúde, é deitar e se levantar sempre no mesmo horário, até mesmo nos fins de semana. Deixar o quarto escuro, silencioso e em temperatura amena (no máximo 25 graus) também ajuda. Levar eletrônicos para a cama deve ser evitado, pois a luz desestimula o sono.
 
As bebidas alcoólicas e aquelas que levam cafeína devem ser tomadas seis horas antes de ir deitar, assim como a última alimentação precisa ser ingerida com duas horas de antecedência.
 
Maioria da população dorme mal
 
Segundo a Associação Brasileira do Sono, 76% da população já teve alguma dificuldade para dormir. Os motivos são variados: de estresse a distúrbios, como insônia, apneia e sonambulismo.
 
— Os distúrbios do sono causam uma significativa redução do alerta. O Brasil é recordista mundial em acidentes de trânsito e as duas maiores causas são o álcool e o sono — afirma Renato.
 
De acordo com Andrea, muitos não procuram ajuda porque não sabem que possuem transtornos.
 
— É importante que as pessoas saibam que existem tratamentos especializados.
 
Horas necessárias de sono por faixa etária
 
Recém-nascido (0 - 3 meses): 14 a 17 horas por dia
 
Bebê (4 - 11 meses): 12 a 15 horas por dia
 
Primeira infância (1 - 2 anos): 11 a 14 horas por dia
 
Pré-escola (3 - 5 anos): 10 a 13 horas por dia
 
Idade escolar (6 - 13 anos): 9 a 11 horas por dia
 
Adolescentes (14 - 17 anos): 8 a 10 horas por dia
 
Jovem adulto (18 - 25 anos): 7 a 9 horas por dia
 
Adulto (26 - 64 anos): 7 a 9 horas por dia
 
Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia
 
Fonte: Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation), dos Estados Unidos.

O Globo







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.