Notícias

1 08/02/2018 16:30

Durante os dias de Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), monta uma estratégia de coleta especial. Neste período, em todo o estado, diminuem a quantidade de doações e, por consequência, há uma necessidade maior de reforçar os estoques para continuar atendendo as possíveis demandas transfusionais com segurança e em tempo real.

O acolhimento ao doador acontece dentro do fluxo normal em todas as unidades do estado até o próximo sábado (10). Os horários de atendimento estão disponíveis no site. Em Salvador, na segunda e terça-feira de Carnaval (12 e 13), apenas o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, manterá os atendimentos aos doadores de sangue, sempre das 7h30 às 18h30. Já na quarta-feira de cinzas o funcionamento acontece das 13h às 18h30.

Interior

As unidades abaixo atendem os candidatos à doação de sangue e os interessados em realizar cadastro de medula óssea, na segunda-feira (12), das 8h às 12h:

Barreiras
Eunápolis
Feira de Santana
Guanambi
Irecê
Juazeiro
Teixeira de Freitas
Unidades Móveis – Hemóveis

Para descentralizar o atendimento e garantir o acesso dos voluntários aos locais de coleta, a Hemoba realiza campanha com as unidades móveis de coleta (Hemóveis) nos principais centros comerciais da capital. O serviço fica disponível na entrada principal do Shopping da Bahia e no Salvador Shopping, até amanhã (9), das 8h às 17h.

Estoque

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em níveis críticos. No momento, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue do tipo: A-, B-, O- e O+. O estoque dos grupos A+, B+, AB+ e AB- está estável. Lembrando que a posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar

Ascom/Hemoba







Rua Tiradentes, 30 – 5-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9968-9004 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.