Esportes

1 06/11/2017 14:40

A seis rodadas do fim do Brasileirão, a luta contra o rebaixamento ganhou tons dramáticos. Os resultados da 32ª rodada, encerrada no domingo (5), evidenciaram os times que estão com a corda no pescoço: Coritiba, Sport, Vitória, Ponte Preta, Avaí e Atlético-GO. Esses seis clubes brigam intensamente pelas duas vagas que representam a permanência na Série A em 2018. Com exceção do Avaí, todos terão confrontos diretos. Vitoriosos no fim de semana, Bahia, Fluminense e São Paulo desgarraram e estão praticamente livres de risco.

Vale ressaltar que a equipe goiana ainda tem chances matemáticas, mas praticamente já figura na Série B do próximo ano. Com apenas 27 pontos, o Atlético-GO é o lanterna do Brasileirão e está nove pontos atrás do Sport, primeiro time fora do Z4, em 16º lugar. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Dragão tem 99,43% de probabilidade de cair.   

Os outros três times que estão na zona de rebaixamento têm os mesmos 35 pontos. Em 19º lugar, mas com um triunfo a menos, o Avaí também está em situação complicada e tem 78,2% de chance de cair. Em 18º, a Ponte Preta aparece com 73,7% de probabilidade de rebaixamento.

Primeiro time da zona, graças ao saldo de gols melhor que o da Ponte (-9 contra -11), o Vitória tem 57,5% de chance de queda de acordo com os matemáticos da UFMG. Segundo eles, o Sport, melhor posicionado em 16º lugar, com 36 pontos, corre até mais risco: 58,2%.

O Coritiba aparece com 16% de chance de queda, mas não vive situação confortável. Soma 38 pontos, três a mais que o Vitória, e pode até entrar na zona de rebaixamento na próxima rodada caso dois desses três times vençam: Sport, Vitória e Ponte Preta. O Leão e a Macaca ainda precisariam tirar a diferença do saldo de gols. O Coritiba tem -5, o Vitória -9 e a Ponte Preta -11.

À frente do Coritiba, a Chapecoense, 14ª colocada com 40 pontos, já abriu pelo menos uma rodada de frente na luta contra o Z4. Está quatro pontos acima do Sport, o que deixa a equipe catarinense com 9,4% de probabilidade de rebaixamento. Do Fluminense, com 42 pontos, em diante, o percentual é inferior a 3%. É o caso do Bahia, 10º colocado com 42 pontos, que tem só 1,4% de chance de cair para a Série B, nos cálculos da UFMG.

Confira a seguir os confrontos dos seis times que brigam mais intensamente contra o rebaixamento e, por fim, a tabela do Brasileirão:

VITÓRIA
Palmeiras (C)
Grêmio (F)
Chapecoense (F)
Cruzeiro (C)
Ponte Preta (F)
Flamengo (C)

CORITIBA
Fluminense (F)
Ponte Preta (C)
Flamengo (C)
Atlético-MG (F)
São Paulo (C)
Chapecoense (F)

SPORT
Botafogo (C)
Atlético-GO (F)
Palmeiras (F)
Bahia (C)
Fluminense (F)
Corinthians (C)

PONTE PRETA
Grêmio (C)
Coritiba (F)
Atlético-PR (C)
Fluminense (F)
Vitória (C)
Vasco (F)

AVAÍ
Bahia (C)
Corinthians (F)
Cruzeiro (F)
Palmeiras (C)
Atlético-PR (C)
Santos (F)

ATLÉTICO-GO
Atlético-MG (F)
Sport (C)
Botafogo (F)
Chapecoense (C)
Grêmio (F)
Fluminense (C)

Correio
Foto: Arisson Marinho/CORREIO







Rua Tiradentes, 30 – 5-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9968-9004 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.