Esportes

1 18/07/2016 20:40

A Comissão Independente da Agência Mundial Antidoping (Wada) publicou nesta segunda-feira (18) um relatório confirmando a existência de um esquema de manipulação do controle antidoping por parte das autoridades russas nos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014.

De acordo com as investigações, a fraude era controlada pelo Ministério do Esporte da Rússia e contava com o apoio assistência de laboratórios de Sochi e Moscou e agências governamentais como a FSB, antiga agência de espionagem KGB. O trabalho investigativo está sendo liderado pelo professor e advogado esportivo Richard McLaren.

Segundo McLaren, as principais conclusões do relatório foram comprovadas. O professor chamou a política de "método do desaparecimento positivo", uma vez que todos os resultados adversos eram eliminados. Ele ainda confirmou que os testes positivos foram passados para o vice-ministro do esporte, Yuri Nagornykh, que decidiu quais atletas seriam beneficiados.

O porta-voz da Wada, Ben Nichols, postou em sua conta no Twitter que está perplexo com a dimensão do escândalo e pediu o banimento de todos os atletas russos de todos os esportes das competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos do Rio.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) prometeu que irá estudar o caso e não descarta a possibilidade de aplicar sanções drásticas aos atletas russos já nos Jogos do Rio. "As conclusões do relatório mostram um ataque chocante e sem precedentes sobre a integridade do desporto e sobre os Jogos Olímpicos", disse presidente do COI, Thomas Bach.

Confira nota do COI na íntegra:

O Comitê Olímpico Internacional recebeu hoje o relatório independente da Agência Mundial Antidoping (Wada). O COI vai estudar cuidadosamente as alegações detalhadas e complexas, em particular no que diz respeito o Ministério do Esporte Russo.

As conclusões do relatório mostram um ataque chocante e sem precedentes sobre a integridade do desporto e sobre os Jogos Olímpicos. Portanto, o COI não hesitará em tomar as mais duras sanções disponíveis contra qualquer indivíduo ou organização implicada - diz o presidente do COI, Thomas Bach.

No curto prazo, o Conselho Executivo do COI irá se reunir em uma conferência telefônica amanhã para tomar suas primeiras decisões, que podem incluir medidas provisórias e sanções no que diz respeito aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Correio







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.