Esportes

1 15/03/2019 15:10

A fase de grupos do Campeonato Baiano será encerrada neste domingo. Serão disputadas cinco partidas, todas com início previsto para as 16h (de Brasília). A emoção é garantida, já que todos os jogos possuem algum objetivo em disputa. São seis equipes na briga pela classificação e duas na luta contra o rebaixamento. Apenas Fluminense de Feira e Juazeirense já não têm qualquer aspiração na competição.

Os classificados avançam para a segunda fase, com semifinais disputadas no esquema de ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o quarto, enquanto segundo e terceiro medem forças para ter o direito de disputar a final. O último colocado cai para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano.

Bahia de Feira – 1º colocado

O Tremendão esteve na zona de classificação para a segunda fase do Baianão em todas as rodadas disputadas até aqui, mas precisa ter cuidado para não ficar fora justamente no momento mais crítico. O time de Feira de Santana encara o Juazeirense fora de casa e pode garantir a vaga com um empate.

Em favor do Bahia de Feira está a situação do Juazeirense. O Cancão de Fogo não tem qualquer chance de classificação e também não está ameaçado pelo rebaixamento. Mesmo com o Baianão ainda em disputa, a equipe de Juazeiro já começa a se planejar para a Série D.

Panorama do Bahia de Feira

Garante a classificação em caso de triunfo ou empate;

Em caso de derrota, garante a vaga na segunda fase se Bahia, Atlético de Alagoinhas, Vitória ou Vitória da Conquista não vencerem seus jogos;

Fica fora das semifinais se perder para o Juazeirense, e Bahia, Atlético de Alagoinhas, Vitória e Vitória da Conquista vencerem.

Vitória da Conquista - 2º colocado

Após um início de campeonato preocupante, com derrotas nas duas primeiras rodadas, o Vitória da Conquista se recuperou com a chegada do técnico Elias Borges. Foram quatro triunfos nas últimas cinco partidas, desempenho que coloca o Bode na segunda posição da tabela de classificação. Critério de desempate, o saldo é um dos problemas da equipe, que sofreu 12 gols e marcou 11.

O adversário do Alviverde será o Jacobina, lanterna da competição. A partida, marcada para o estádio José Rocha, em Jacobina, é decisiva tanto em termos de classificação, quanto para o rebaixamento.

Panorama do Vitória da Conquista

Garante a classificação em caso de triunfo;

Em caso de empate, avança desde que o Bahia não vença o Jequié;

Em caso de derrota, precisa torcer por tropeços de Bahia e Jacuipense;

Fica fora da zona de classificação se perder para o Jacobina e os rivais diretos vencerem.

Vitória - 3º colocado

Acostumado a ser um dos protagonistas do Campeonato Baiano, o Rubro-Negro fez campanha apagada até aqui e venceu apenas três partidas do estadual. O último triunfo na competição ocorreu em fevereiro, sobre o Jequié.

A recuperação neste domingo é vital para seguir em busca do título. O adversário será o Fluminense de Feira, time que não briga mais por classificação ou contra a queda de divisão.

Panorama do Vitória

Garante a classificação em caso de triunfo;

Em caso de empate, avança desde que o Bahia não vença o Jequié;

Em caso de derrota, precisa torcer por tropeços de Bahia e Jacuipense;

Fica fora da zona de classificação se perder para o Fluminense de Feira e os rivais diretos vencerem.

Atlético de Alagoinhas - 4º colocado

O Carcará passou metade da primeira fase sem vencer, mas emplacou uma série de quatro triunfos consecutivos, incluindo um sobre o Vitória, no Barradão, e subiu na tabela de classificação. João Neto, com oito gols, é a principal aposta da equipe, que divide com o Bahia de Feira o posto de melhor ataque do estadual.

O time treinado por Arnaldo Lira tem o jogo mais decisivo da rodada. Encara o Jacuipense, que também tem chances de garantir a classificação. A equipe que vencer fica mais próxima da segunda fase.

Panorama do Atlético de Alagoinhas

Garante a classificação em caso de triunfo;

Em caso de empate, avança desde que o Bahia não vença o Jequié;

Fica fora da zona de classificação se perder para o Jacuipense.

Bahia - 5º colocado

O Tricolor luta para não repetir 2003, última vez em que ficou fora da fase decisiva do Campeonato Baiano. Porém, a equipe treinada por Enderson Moreira não depende das próprias forças para seguir na competição. Como está fora da zona de classificação, é preciso contar com tropeços dos adversários que estão acima na tabela.

O adversário deste domingo será o Jequié, no Waldomirão. O Jipão é o penúltimo colocado e precisa vencer para eliminar o risco de rebaixamento. Além de jogar fora de casa, o Tricolor convive com a pressão. Na última quarta-feira, o técnico Enderson Moreira foi vaiado na Arena Fonte Nova.

Panorama do Bahia

Garante a classificação se vencer o Jequié, e Vitória da Conquista, Vitória ou Atlético de Alagoinhas não vencerem;

Avança para a segunda fase se empatar e o Vitória perder;

Fica fora da segunda fase em caso de derrota.

Jacuipense - 6º colocado

O Leão do Sisal chegou a ocupar a lanterna do Campeonato Baiano e só conquistou o primeiro triunfo na 5ª rodada. No entanto, venceu os dois últimos jogos, o que inclui o embate contra o Bahia, e subiu na tabela de classificação.

O Jacuipense é o time com chances mais remotas de avançar à segunda fase. Além de jogar fora de casa e precisar vencer o Atlético de Alagoinhas, um adversário direto na briga pela classificação, é preciso torcer por tropeços de pelo menos um rival direto.

Panorama do Jacuipense

Classifica se ganhar, e Bahia, Vitória ou Vitória da Conquista perderem;

Fica fora da segunda fase em caso de empate ou derrota.

Fluminense de Feira - 7º colocado

O Touro do Sertão começou bem o estadual e se manteve invicto até a 5ª rodada. Porém, entrou em queda livre nos últimos jogos e acumula três derrotas consecutivas. O desempenho ruim faz com que o time de Feira de Santana chegue na última rodada sem chances de classificação, mas também sem risco de rebaixamento.

O Fluminense de Feira encara o Vitória, no Barradão. O técnico Chiquinho Lima não poderá contar com o lateral-esquerdo Chico Bala, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Juazeirense - 8º colocado

Assim como o Fluminense de Feira, o Cancão de Fogo não tem chance de garantir vaga na segunda fase, mas também não corre o risco de cair de divisão. A diretoria da equipe de Juazeiro optou por mudar o perfil do elenco e iniciou o campeonato com um aproveitamento ruim. A recuperação veio após a contratação de alguns reforços, sendo o atacante Gustavo Balotelli, ex-Bahia, o principal deles.

O Juazeirense recebe o líder Bahia de Feira no Adauto Moraes. Expulso na derrota para o Vitória da Conquista, o zagueiro Emerson está fora da partida. Em contrapartida, Carlos Rabello terá o retorno de Nino Guerreiro, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo.

Jequié - 9º colocado

O Jequié é um dos dois times que ainda brigam contra o rebaixamento para a segunda divisão do futebol estadual. O Jipão estreou com triunfo no Baianão, mas depois disso não voltou a vencer. O atacante Pablo, com cinco gols, é a principal aposta da equipe.

O adversário do Jequié será o Bahia, que está pressionado e ainda luta por uma vaga na segunda fase do Campeonato Baiano. A partida será realizada no Waldomirão. Para conseguir a permanência na elite do futebol baiano, o Jipão aposta na experiência do técnico Ricardo Silva.

Panorama do Jequié

Permanece na elite do futebol estadual em caso de triunfo;

Se empatar, precisa torcer para que o Jacobina não vença o Vitória da Conquista por placar superior a três gols de vantagem;

Em caso de derrota, fica na primeira divisão se o Jacobina empatar ou perder.

Jacobina - 10º colocado

Lanterna do Baianão, o Jacobina tem a obrigação de vencer e torcer contra o Jequié para permanecer na primeira divisão do Campeonato Baiano. O Jegue da Chapada venceu apenas um jogo em toda a competição: o duelo contra o Jacuipense, pela 6ª rodada.

O Jacobina recebe o Vitória da Conquista, que está na 2ª colocação da tabela de classificação e precisa garantir a classificação para a segunda fase.

Panorama do Jacobina

Precisa vencer e torcer por uma derrota do Jequié;

Se vencer por mais de três gols de vantagem, permanece na primeira divisão em caso de empate do Jequié;

É rebaixado em caso de empate ou derrota.

Globoesporte.com







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.